Evento SITRATUH - 30 anos

O SITRATUH é o representante dos trabalhadores em padarias e confeitarias

10/02/2017

Em decisão recente, a Justiça do Trabalho de Santa Catarina, reconhece que o único sindicato habilitado a representar os trabalhadores em padarias e confeitarias, em Florianópolis, é o Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis, Restaurantes, Bares, Lanchonetes e de Turismo e Hospitalidade da Grande Florianópolis.  Por carta sindical, o SITRATUH sempre agregou oficialmente a categoria, mas a questão era tema de debate jurídico com o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação da Grande Florianópolis e do Vale do Rio Tijucas (SITIALI).

 A sentença do juiz titular, Hélio Bastida Lopes, – no processo RTOrd 0001478-26.2016.5.12.0001 – reconhece a tese de que a atividade dos empregados em padarias e confeitarias é, prioritariamente, de atendimento ao público final; o que caracteriza varejo, não atendendo os requisitos de enquadramento à indústria da panificação.

Com esse entendimento, a decisão do juiz da 1ª Vara de Trabalho de Florianópolis reitera o nosso papel e impede o SITIALI de representar tal categoria profissional na capital, bem como de recolher qualquer valor desses trabalhadores, a título de contribuição sindical. Em caso de descumprimento da decisão, o SITIALI deverá pagar multa diária R$ 5.000,00, revertidos para instituição de caridade previamente definida.

 “Estamos bastante satisfeitos em poder ratificar, pela via judicial, nossa carta sindical e nosso direito de trabalhar em nome dos trabalhadores em padarias e confeitarias. É uma forma de fazer nosso trabalho mais forte e presente para um universo ainda maior de empregados. Seguimos na luta para que cada categoria que representamos conte com melhores salários, condições de trabalho e qualidade de vida”, garante Anésio Schneider, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis, Restaurantes, Bares, Lanchonetes e de Turismo e Hospitalidade Da Grande Florianópolis.


Total de 1 foto


Mais eventos


FILIADO À: