Reforma Trabalhista exige trabalhadores orientados e preparados

26/10/2017

Desde a aprovação da Reforma Trabalhista, no último mês de julho, muito se houve falar de um cenário ainda incerto para as relações trabalhistas. A nova lei, com previsão de entrada em vigor já no próximo mês de novembro, prevê flexibilização de direitos fundamentais e representa muitas perdas que vão exigir, mais do que nunca, organização e mobilização das categorias laborais. Ou seja, contar com o seu sindicato, nesse momento, vai fazer toda a diferença. Quer entender por quê? Veja alguns dos principais motivos.

Trabalhador sem sindicato é trabalhador sem suporte
O fim da contribuição sindical obrigatória, por exemplo, pode até parecer um ganho para os empregados, que não terão mais descontado de seu salário esse valor, de forma automática. No entanto, é preciso pensar que os trabalhadores que não contarem com o apoio do sindicato vão, na verdade, colaborar para o enfraquecimento da classe. Afinal, o papel cumprido pelos bons sindicatos, como o SITRATUH, é lutar e fazer valer seus direitos e boas condições de trabalho. Não estar sindicalizado significa abrir mão desse suporte fundamental.


Os acordos coletivos serão mais fortes que a lei
As novidades da reforma, como bem avaliam os especialistas, também farão com que os acordos individuais e coletivos, em alguns casos, tenham mais força que a lei. Isso pode ser benéfico a você, trabalhador. Mas quem vai poder assegurar vantagens é o seu sindicato, que é responsável pelas negociações, conhece esse processo e sabe como garantir os resultados que os empregados precisam.


É preciso atenção à flexibilização de direitos
A Reforma Trabalhista flexibiliza muitos direitos históricos e abre espaço para mudanças em temas muito importantes para os trabalhadores representados pelo SITRATUH, como banco de horas, jornada diferenciada e recebimento das gorjetas, por exemplo. Estar associado e contar com a equipe do sindicato vai garantir que você não saia no prejuízo.


Segurança jurídica garantida
Entidades sindicais sérias, como a nossa, oferecem aos seus filiados equipes de orientação jurídica especializadas e preparadas para as questões enfrentadas por quem trabalha nos segmentos representados. São profissionais preocupados com a sua situação e que sabem exatamente como garantir a melhor solução. O fim da obrigação de homologar rescisões contratuais, nos casos em que os contratos passam de um ano, é um bom exemplo. Aqui, você estará assegurado de preservar seus direitos.


Os sindicatos vão precisar se fortalecer
Por fim, é preciso considerar que, para sobreviverem às mudanças, os sindicatos vão precisar se fortalecer e ser mais representativos, angariando mais trabalhadores e oferecendo mais vantagens aos filiados. Estando associado, você sai na frente para aproveitar esses benefícios e se faz presente na garantia de condições adequadas de trabalho para você e toda a sua categoria. 
 
Esteja com o seu sindicato. Você precisar ser parte dessa luta!


Total de 1 foto


Mais eventos


FILIADO À: