SITRATUH presente em oficina de cidadania e direitos trabalhistas para migrantes e refugiados

26/08/2019

Em mais uma iniciativa que demonstra comprometimento comunitário e com os trabalhadores, o SITRATUH foi parceiro da recente “Oficina de cidadania e direitos trabalhistas para migrantes e refugiados”. O evento foi organizado, em parceria, pela União Geral dos Trabalhadores (UGT), pelo Solidarity Center e pelo Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante (CDHIC) e ocorreu na sede do SINDILIMP, que representa trabalhadores de empresas dos segmentos de asseio e conservação da capital.

Nosso sindicato se fez presente à iniciativa, prestando apoio operacional e registrando a participação do presidente Anésio Schneider, e de membros da equipe e diretoria. A programação da oficina teve palestras sobre políticas e migração , além de momentos focados no debate em torno de direitos trabalhistas e organização sindical e dedicados a orientações específicas para os imigrantes presentes.

Reunindo entidades e profissionais com atuação focada na imigração, a oficina teve como objetivos principais abordar a proteção e o apoio dos sindicatos na adaptação de quem chega a Santa Catarina ao mercado de trabalho. De acordo com dados apresentados durante o evento, Santa Catarina é um importante polo nacional de recepção a estrangeiros e as ações de integração precisam ser levadas a sério. Estima-se que  70% dos nossos imigrantes não estejam desenvolvendo trabalhos formais, bem como 94% das pessoas que vêm ao estado não são atendidas por benefícios sociais.

Daí, a importância da participação de entidades sérias, como o SITRATUH. Algo que fez parte de um encontro paralelo, ocorrido na nossa sede, no centro de Florianópolis. Os dirigentes sindicais participantes da oficina se reuniram aqui para discutir o movimento sindical e as ações de integração dos imigrantes.


Total de 1 foto


Mais eventos


FILIADO À: