Um pouco da história do dia do trabalhador

01/05/2018

O primeiro de maio é, em diversos países, dedicado a comemorar o Dia do Trabalhador. Mas você sabe por que essa data foi instituída e o que ela representa? O verdadeiro objetivo é, sem dúvida, conscientizar a sociedade do fundamental papel do trabalhador e cada trabalhador da importância de exigir respeito aos direitos legitimamente conquistados. Um merecido reconhecimento pelo tempo e força de trabalho diário de cada profissional no desempenho das suas funções, colaborando para o crescimento do país. Fica a homenagem do SITRATUH a cada trabalhador e o compromisso com a luta por respeito e dignidade nas relações trabalhistas.

 
Uma breve história da data
Em maio de 1886, milhares de trabalhadores da cidade de Chicago, nos Estados Unidos, participaram de um protesto contra as condições desumanas e a pesada carga horária de treze horas diárias de trabalho. O movimento acabou em confronto entre manifestantes e policiais e na morte de muitos trabalhadores. Lembrando o episódio, em 1889, a Segunda Internacional, uma central sindical francesa, instituiu maio como o momento para lembrar os trabalhadores e a luta pela jornada de oito horas. Em 1919, o prfimeiro de maio foi instituído feriado nacional na França em homenagem ao trabalhador, o que foi seguido por diferentes países mundo afora.

 
E no Brasil? 
O Brasil marcou a data em homenagem ao trabalhador a partir de 1924, no governo de Artur Bernardes. Desde o governo de Getúlio Vargas, a data também é eleita para a divulgação de medidas que beneficiam os trabalhadores. Um bom exemplo disso foi o anúncio da instituição da CLT, em primeiro de maio de 1943. Para o setor sindical brasileiro, muito mais do que um feriado, o Dia do Trabalhador é um momento de reivindicação de condições de trabalho e respeito ao trabalhador.

 

 


Total de 1 foto


Mais eventos


FILIADO À: